A pouco mais de um mês para terminar seus quatro anos porquê presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) tem reclamado, nos bastidores, sobre a “falta de carinho” de Lula com os deputados.
Em conversas com aliados, Lira tem medido que só o pragmatismo de Lula não basta. Para o deputado alagoano, é preciso que o atual gerente do Palácio do Planalto receba os parlamentares para conversar.
Segundo interlocutores, Lira já chegou até mesmo a confrontar Lula e Dilma Rousseff, dizendo que a petista, que sofreu impeachment, recebia mais deputados que o atual presidente.
O gerente da Câmara avalia, nos bastidores, que até mesmo os ex-presidentes Michel Temer (MDB) e Jair Bolsonaro (PL) também ouviam mais as demandas dos parlamentares que Lula.
Lira lembra, segundo aliados, que os churrascos que Lula costumava fazer com parlamentares em outros mandatos deixaram de viver no atual governo e têm feito falta.
Bancada do PT na Câmara reclama
A sátira de Lira não é isolada. Porquê a pilar já noticiou, até mesmo deputados do PT têm reclamado da falta de contato direto com Lula. O petista já chegou a prometer fazer mais reuniões, mas elas não aconteceram.