O presidente Lula (PT) terá, nesta quarta-feira 20, uma agenda dedicada ao líder chinês Xi Jinping. O presidente do gigante asiático desembarcou em Brasília ainda na terça-feira 19 em seguida ter cumprido uma série de compromissos no Rio de Janeiro, entre eles a cúpula do G20.
Ao todo, informa o Planalto, Lula terá sete compromissos com Xi Jinping. O primeiro deles é, justamente, às 10h, quando o brasílico fará a recepção do presidente da China no Palácio do Alvorada, residência solene do director do Executivo do País.
Os dois emendam, portanto, uma reunião bilateral restrita. O encontro de caráter mais reservado deve descrever com poucos integrantes dos dois governos. A previsão é de que esse segundo compromisso inicie às 10h30 e dure meia hora.
A sequência da agenda prevê, portanto, uma reunião ampliada, de murado de uma hora. Cá, mais ministros e outras autoridades devem estar presentes.
É provável que a China, nestas reuniões, formalize o invitação para que o Brasil passe a integrar a Novidade Rota da Seda, um gigantesco projeto de infraestrutura articulado pelos asiáticos, e formalmente batizado de “Iniciativa Cinturão e Rota”. Os contratos da novidade Rota da Seda alcançam a impressionante zero de 2 trilhões de dólares. Ao todo, murado de 150 países entraram formalmente na iniciativa ou manifestaram interesse de participar dela.
A tarifa da reunião foi confirmada pelo próprio presidente Lula à CartaCapital em agosto, durante o evento de celebração dos 30 anos da revista, realizado em Brasília. Naquele momento, Lula sinalizou que o Brasil pode aderir ao projeto, mas é preciso que ele se mostre, de roupa, vantajoso para o País.
“Os chineses querem discutir conosco a Rota da Seda, vamos discutir. Não vamos fechar os olhos, vamos determinar o que tem para nós”, sintetizou Lula na orifício dos Diálogos Capitais, seminário promovido por CartaCapital em Brasília
O quarto evento, segundo o Planalto, é a assinatura de atos. Lula e Xi Jinping devem, ao meio dia, assinar “atos bilaterais, memorandos de entendimento nas áreas de cultura, negócio, investimentos, infraestrutura, indústria, finanças, ciência e tecnologia”. O principal convénio é sobre estudos de demanda de internet via satélite no Brasil. A empresa chinesa SpaceSail é a principal interessada neste mercado, que no momento é dominada pela Starlink, de Elon Musk.
A lista também deve incluir a oficialização da orifício de mercados entre os dois países de produtos alimentícios brasileiros, porquê uva e gergelim. A lista de todos os itens ainda não foi divulgada oficialmente. O Planalto, em nota sobre o tema, diz que a visitante marca “a confirmação da elevação do patamar político internacional e a consolidação da crédito política mútua e de convergência entre os dois países sobre um leque variado de assuntos”.
As parcerias, adiciona o transmitido do governo federalista, devem beneficiar o Novo PAC, o Projecto de Transição Ecológica e as Rotas de Integração Sul-Americana. A Rota da Seda, apesar de ser tema principal das discussões, não deve constar em nenhum dos documentos assinados nesta quarta.
Lula e Xi Jinping devem, depois, conversar com jornalistas em uma coletiva de prelo no Palácio do Alvorada. Os demais compromissos são um almoço e um jantar ofertado pelo presidente brasílico e pela primeira-dama, a socióloga Rosângela da Silva, a Janja.
Veja a agenda de Lula e Xi Jinping em Brasília:
- 10h00 – Cerimônia solene de chegada do Presidente da República Popular da China, Xi Jinping, por ocasião de sua Visitante de Estado ao Brasil – Palácio da Alvorada
- 10h30 – Reunião com o Presidente da República Popular da China, Xi Jinping – Palácio da Alvorada
- 11h00 – Reunião ampliada com o Presidente da República Popular da China, Xi Jinping – Palácio da Alvorada
- 12h00 – Cerimônia de assinatura de atos – Palácio da Alvorada
- 12h15 – Enunciação conjunta à prelo – Palácio da Alvorada
- 13h00 – Almoço oferecido pelo Presidente Lula e pela Senhora Janja Lula da Silva em homenagem ao Presidente da República Popular da China, Xi Jinping – Palácio da Alvorada
- 18h30 – Jantar oferecido pelo Presidente Lula e pela Senhora Janja Lula da Silva ao Presidente da República Popular da China, Xi Jinping – Palácio Itamaraty