Mais de 250 torcedores da equipe uruguaia do Peñarol foram conduzidos pela Polícia Militar para a Cidade da Polícia, no início da tarde desta quarta-feira (23), depois uma confusão generalizada, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Segundo o governador do Rio, Cláudio Castro, eles serão escoltados para “fora do Rio”. “O Rio não é lugar de baderna. Determinei que as polícias prendam, levem para a delegacia e escoltem para fora do Rio de Janeiro os torcedores do Peñarol, que causam uma confusão generalizada na Zona Oeste. Já estamos levando para a Cidade da Polícia mais de 200 detidos”, escreveu no X.
O Rio não é lugar de baderna. Determinei que as polícias prendam, levem para a delegacia e escoltem para fora do Rio de Janeiro os torcedores do Peñarol, que causam uma confusão generalizada na Zona Oeste. Já estamos levando para a Cidade da Polícia mais de 200 detidos.
— Cláudio Castro (@claudiocastroRJ) October 23, 2024
Segundo a PM, o grupo cometeu uma série de atos de vandalismo, incluindo saques e depredação de estabelecimentos comerciais e veículos, na Avenida Lúcio Costa, no Recreio dos Bandeirantes. Uma revólver foi apreendida com um dos detidos.
Em nota, a polícia afirmou que os policiais militares do Rondas Especiais e Controle de Turba (RECOM) e do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) foram acionados para sofrear o tumulto.
Houve também registro de um caso de rapacidade de celular dentro de um estabelecimento mercantil na Avenida Lúcio Costa, no Recreio dos Bandeirantes e o Batalhão Especializado em Policiamento de Estádios (BEPE) que estava na região foi acionado.
Depois buscas, o aparelho foi encontrado com um dos integrantes da torcida e a ocorrência foi encaminhada à 16ª Delegacia Policial, na Barra da Tijuca. Aliás, um ônibus foi incendiado durante o tumulto.
Com a confusão, a pista da Orla no sentido Barra está temporariamente interditada, na profundidade da Terreiro do Pontal, segundo informou o Núcleo de Operações Rio. O policiamento foi intensificado na região.
Tumulto no bairro carioca
Esta não é a primeira vez que torcedores uruguaios se envolvem em confusões no Rio de Janeiro. No dia 19 de outubro deste ano, torcedores do Peñarol e do Flamengo se envolveram em uma desavença na Praia da Macumba, Zona Oeste do Rio.
Na ocasião, os torcedores do clube uruguaio faziam sarau em um quiosque na orla quando foram hostilizados pelos rubro-negros. Houve agressões e lançadura de objetos antes da chegada das autoridades.