O presidente da Argentina, Javier Milei, utilizou sua conta na rede social X (anteriormente Twitter) para compartilhar um vídeo que ressalta seu distanciamento do presidente brasílico, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), durante o cumprimento de líderes na Cúpula do G20, realizada no Rio de Janeiro. Na postagem, a legenda diz de forma incisiva: “É melhor manter os esquerdistas e os comunistas afastados.”
O vídeo segue com uma confrontação: em seguida as imagens de um cumprimento protocolar e distante com Lula, são exibidas cenas de Milei ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em um momento caloroso de amplexo e celebração, destacando sua afinidade com o ex-líder brasílico. Essa postura sublinha a diferença na relação de Milei com os líderes, marcada por uma recepção mais fria com Lula, que foi o anfitrião da cúpula no Museu de Arte Moderna.
Apesar das diferenças políticas evidentes, Milei ressaltou um progressão nas relações bilaterais ao comemorar um harmonia entre Argentina e Brasil para a exportação de gás originário da jazida de Vaca Muerta. O harmonia prevê que, já em um limitado prazo, o Brasil compre 2 milhões de metros cúbicos por dia de gás prateado, com a expectativa de aumento para 10 milhões de m³/dia em três anos e chegando a 30 milhões de m³/dia até 2030.
Publicidade
Em uma de suas postagens sobre o harmonia, Milei frisou: “Apesar das divergências, os governos Milei e Lula assinaram harmonia para que o gás de Vaca Muerta chegue ao Brasil”, demonstrando que, mesmo com posturas políticas divergentes, cooperação em áreas estratégicas é verosímil.
Assista:
A los zurdos y comunistas mejor tenerlos lejos. pic.twitter.com/ALHNLlh5qw
— Ramiro Marra (@RAMIROMARRA) November 18, 2024
Nascente/Créditos: Contra Fatos
Créditos (Imagem de envoltório): Reprodução/ Redes sociais