Circula nas redes sociais, nesta segunda-feira (18), um vídeo que mostra a delegação chinesa expulsando jornalistas da reunião do G20 onde o primeiro-ministro do Reino Uno, Keir Starmer, questionou o presidente chinês Xi Jinping sobre violações de direitos humanos.
Starmer falou sobre o caso de Jimmy Lai, editor e ativista pró-democracia de Hong Kong que foi recluso em dezembro de 2020 e até hoje permanece retido. O varão de 76 anos foi recluso sob acusações de violar a lei de segurança vernáculo imposta pelo governo chinês.
Cidadão britânico, Lai pode ser sentenciado a prisão perpétua e o governo inglês tenta evitar que isto aconteça.
– Estamos acompanhando os relatos sobre o agravamento da saúde de Jimmy Lai na prisão – disse o premiê ao presidente chinês.
Starmer também revelou que houve um encontro entre representantes dos dois países para tratar sobre “preocupações mútua” sobre assuntos uma vez que direitos humanos, sanções parlamentares e outros.
No momento em que o primeiro-ministro falou sobre as violações de direitos humanos, os jornalistas que filmavam o encontro foram obrigados a deixar a sala sob pressão da delegação chinesa.
Assista:
During Keir Starmer and Xi Jinping’s first meeting at the G20, Chinese
officials removed journalists when the UK prime minister raised human rights issues and the case of Jimmy Lai.#G20 #Starmer #Keirstarmer #China #XiJinping #timelesstruths pic.twitter.com/iJR3KyfuJa— Timeless Truth (@timelesstruth03) November 18, 2024