O deputado federalista Eduardo Bolsonaro (PL-SP) criticou veementemente a prisão do general Walter Braga Netto, ex-ministro da Resguardo e ex-candidato a vice-presidente na placa de Jair Bolsonaro em 2022. Em suas redes sociais, Eduardo classificou a detenção porquê uma “perseguição política” e direcionou críticas ao comandante do Tropa, referindo-se a ele porquê “inepto” por não tutelar os militares diante do que considera uma injustiça.
Braga Netto foi retido pela Polícia Federalista sob a criminação de envolvimento em uma tentativa de golpe de Estado. A operação que resultou em sua prisão faz secção de investigações mais amplas sobre atos antidemocráticos no país.
A prisão do general gerou reações diversas no meio político. Enquanto alguns aliados de Bolsonaro manifestaram suporte a Braga Netto, outros mantiveram silêncio sobre o tema. O ex-presidente Jair Bolsonaro também questionou a detenção, afirmando: “Porquê obstruir um interrogatório…”.
Braga Netto, posteriormente sua prisão, escolheu porquê legista um profissional que já defendeu o ex-ministro José Dirceu, indicando a seriedade com que está tratando sua resguardo. A detenção de uma figura de cimalha escalão porquê Braga Netto sinaliza um aprofundamento das investigações sobre supostas tentativas de subverter a ordem democrática no Brasil. As críticas de Eduardo Bolsonaro refletem a tensão entre setores das Forças Armadas e o atual governo, além de patentear a polarização política em torno das ações judiciais recentes.
Para mais detalhes sobre a reação de Eduardo Bolsonaro, confira o vídeo aquém: