O presidente direitista do Paraguai, Santiago Peña, de 46 anos, está muito e retomará sua participação na Cúpula de Líderes do G20, que acontece no Rio de Janeiro. Ele havia sido hospitalizado na segunda-feira (18) depois sentir dores no peito, mas recebeu subida médica na manhã desta terça-feira (19).
De harmonia com o director do Ministério das Tecnologias da Informação e Notícia (Mitic), Gustavo Villate, Peña passou a noite em reparo por recomendação médica, embora já estivesse se sentindo muito. “Foi uma medida de prevenção. O presidente está muito e seguirá sua agenda conforme planejado”, afirmou Villate.
O Conexão Política apurou que Peña retornará ao evento por volta das 10h30 e fará um exposição no encontro de líderes globais. Segundo o chanceler paraguaio Rubén Ramírez Lezcano, a recuperação do presidente foi rápida, permitindo que ele reassuma seus compromissos na cúpula.
Economista e membro do conservador Partido Colorado, Peña assumiu a presidência do Paraguai em agosto de 2023 e é um dos representantes do seu país no G20.