O governo federalista publicou uma portaria nesta quinta-feira (19/12) com novas regras para a destinação das moedas lançadas em espelhos d’chuva de residências oficiais da Presidência da República. O documento determina que o montante será retraído e talhado ao Tesouro Vernáculo.
Tradicionalmente, turistas e visitantes que vão ao Palácio da Alvorada e ao Palácio do Planalto costumam depositar moedas nos espelhos d’chuva que cercam os prédios oficiais.
Segundo a portaria, a coleta deve ser realizada com uma periodicidade de até seis meses. Depois, o montante será depositado no caixa da União por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU).
No caso das moedas fora de circulação ou de valor histórico, cultural ou artístico, os itens serão levados ao Museu de Valores do Banco Mediano. As moedas estrangeiras serão convertidas e destinadas ao Tesouro.
A portaria determina ainda que as informações sobre o valor arrecadado devem ser disponibilizadas no site da Vivenda Social e no portal de dados abertos da Presidência.