Lula decidiu subtrair o tom. Durante o Festival Confederação Global, no Rio de Janeiro, o presidente da República fez um pronunciamento em que defendeu que campanhas sociais devem ser conduzidas sem a premência de ofender ou xingar figuras políticas.
Sem mencionar diretamente a sua esposa, Janja, o presidente alegou que o objetivo do encontro internacional é revoltar a sociedade contra a penúria. “Essa é uma campanha em que a gente não tem que ofender ninguém, não temos que xingar ninguém. Precisamos unicamente revoltar as pessoas, mormente aquelas que já conquistaram o recta de consumir, para que possamos ajudar quem ainda não tem esse recta reservado.”
O que se viu, no entanto, em um evento paralelo do G20 Social, foi Janja da Silva atacando o bilionário Elon Musk, criticando a falta de regulamentação nas redes sociais. Em tom de deboche, ela disse: “Eu não tenho pavor de você, inclusive… Fuck you (vá se foder), Elon Musk!”.
A resposta de Musk veio rapidamente em sua plataforma X/Twitter. Reagindo à fala da primeira-dama, ele publicou emojis rindo e comentou: “Eles vão perder a próxima eleição.”
O bilionário, que recentemente foi indicado pelo presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, para liderar um novo departamento voltado para a eficiência governamental, também se envolveu em tensões recentes no Brasil em seguida resistir a ordens do Supremo Tribunal Federalista (STF).