Luiz Inácio Lula da Silva e o líder prateado, Javier Milei, protagonizaram uma troca de cumprimentos marcada pela formalidade e frieza durante a chegada à cúpula do G20, nesta segunda-feira (18), no Rio de Janeiro. Adversários políticos, ambos evitaram gestos mais calorosos, uma vez que abraços ou sorrisos. Assista inferior!
O contraste ficou evidente em relação ao tratamento de Lula a outros líderes internacionais, uma vez que Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, Emmanuel Macron, da França, e Giorgia Meloni, da Itália. Apesar de também ser uma rival ideológica de Lula, Meloni mantém uma relação cordial com o presidente brasiliano.
Javier Milei é recepcionado por Lula na Cúpula do G20.
Escoltado pela mana, presidente prateado foi recebido pelo petista e pela primeira-dama Janja da Silva. pic.twitter.com/qzvGxfiKh8
— Metrópoles (@Metropoles) November 18, 2024
Nos bastidores, diplomatas do Brasil demonstraram preocupação com a postura de Milei, que poderia, segundo eles, agir uma vez que representante informal do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, dificultando as negociações para o fechamento do texto final da cúpula.
Lula abriu oficialmente o evento às 11h05 desta segunda-feira. A cúpula reúne líderes das 19 maiores economias do mundo, além da União Europeia e da União Africana. Embora não tenha caráter legislativo, o G20 procura estabelecer compromissos sobre políticas econômicas, sociais e de governança.
Com a presidência rotativa do grupo, o Brasil lidera o conjunto em 2024, sucedendo a Índia e antecedendo a África do Sul, que assumirá em 2025. Entre os chefes de Estado presentes no evento estão Joe Biden (EUA), Xi Jinping (China), Keir Starmer (Reino Uno), Emmanuel Macron (França) e Giorgia Meloni (Itália). A privação notável foi a do presidente russo, Vladimir Putin. E mais: Macron vai ao calçadão de Copacabana antes da cúpula do G20. Clique AQUI para ver. (Foto: reprodução vídeo; Natividade: G1)