O líder do Movimento dos Sem Terreno (MST), João Pedro Stedile, disse ao jornal Folha de São Paulo que o movimento está cansado de promessas feitas pelo governo Lula desde que tomou posse, há dois anos. Ele também criticou o pacote programado pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, que teria uma vez que objetivo acalmar o movimento.
“Não bastam mais propaganda, retórica, eventos e atos no Palácio. Nós queremos medidas concretas que solucionem problemas reais. Faz dois anos que eles falam em ‘pacotes’. Anunciaram a tal ‘prateleira de terras’ e tantas outras promessas embaladas uma vez que presente de Natal”, disse ao jornal.
Stedile afirma que, apesar da boa vontade do Lula, as políticas públicas não estão chegando nos mais pobres, das periferias e do campo. Ele também disse ao jornal que tem a sentimento de que os ministros não falam a verdade para o presidente.
No primícias deste mês, membros do movimento foram retirados de duas propriedades rurais no município de Pedras Altas, no Rio Grande do Sul, que haviam sido invadidas pelo grupo. As duas ações do MST fizeram secção do chamado Natal com Terreno, que pede prontidão na Reforma Agrária. Jornal do Agro