A atriz Nívea Stelmann afirmou que artistas com posicionamentos políticos de direita enfrentam dificuldades no mercado de trabalho. Em entrevista ao podcast “Rosto a Tapa”, ela mencionou que, no meio das novelas, é perceptível que profissionais que expressam francamente suas opiniões de direita podem perder oportunidades.
Nívea também relatou que, por ter sido casada com Mário Frias, ex-secretário privativo de Cultura, enfrentou resistência em projetos, mesmo sem ter se posicionado politicamente.
Aliás, Hugo Gross, presidente do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Rio de Janeiro (SATED-RJ), acusou a TV Orbe de privilegiar atores com ideologia de esquerda e maior presença nas redes sociais, em detrimento do talento. Ele afirmou que está reunindo provas para denunciar a emissora ao Ministério do Trabalho por perseguição a atores de direita.
Essas declarações refletem um debate mais largo sobre a influência das preferências políticas nas oportunidades profissionais dentro do meio artístico brasiliano.
Para mais detalhes, confira o vídeo inferior: