Neste sábado (21), haverá o lançamento da Cozinha Popular Dona Nega, na comunidade do Paredão, no bairro Rio Pequeno, na zona oeste da capital paulista. O evento é uma das ações do Movimento Brasil Popular, que reúne diversos movimentos populares, uma vez que o Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos (MTD) e o Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terreno (MST).
No dia do evento, será festejado o Natal Sem Penúria e feito o lançamento do Curso de Formação de Agentes Populares de Saúde. Também haverá um almoço coletivo e uma roda de samba.
A organização tem construído cozinhas populares em São Paulo com o objetivo de confirmar a segurança fomentar nos territórios periféricos. Raquel Promanação, da coordenação estadual do Movimento Brasil Popular de São Paulo, afirma que o objetivo é organizar os cursos de agentes populares de sustento e, a partir disso, solidar as cozinhas populares para que sejam um espaço de resistência no território, além do fornecimento das refeições.
“Que seja um espaço que integre sustento e cultura, instrução, sendo portanto um espaço de congregação mesmo para a comunidade. Para que a comunidade veja não só uma vez que uma cozinha popular, mas que seja um espaço que tem sustento, que tem cultura e instrução”, afirma Promanação.
A coordenadora explica que esta é a primeira cozinha solidária do movimento em um espaço próprio, o que torna o lançamento ainda mais privativo. “Isso acaba sendo muito simbólico para a gente, enquanto militantes do movimento, porque concretiza a realização de todos esses anos de luta que a gente veio passando”, diz.
“Vamos finalizar o ano com o lançamento dessa cozinha, sendo esse espaço de resistência, de luta por soberania fomentar, de resistência para o território mesmo, para que a gente garanta que os moradores dessa comunidade também tenham entrada à sustento de qualidade através das cozinhas populares“, conclui.
Serviço
Data – 21 de dezembro
Lugar – Rua Raul Soares, 220 – Jardim Ivana/Rio Pequeno
Lançamento do Curso de Agentes Populares de Saúde – das 8h às 9h
Sinceridade da cozinha e preparação das refeições para o Natal sem miséria – das 9h às 13h
Almoço coletivo, ato cultural e inauguração da Cozinha – das 13h às 14h
Roda de samba – das 14h às 17h
Edição: Thalita Pires