A rua Mamede Simões, no bairro de Santo Amaro, Recife (PE), se tornou um tradicional ponto de encontro de estudantes e profissionais da informação e das artes e de outros grupos do meio “cult” recifense. Desde agosto de 2022, passou a integrar a paisagem lugar o bar Super 8, que se apresenta também uma vez que cineclube e tem a proposta de exaltar o cinema uma vez que arte, com destaque peculiar para o cinema pernambucano.
E é com leste objetivo que o Super 8 promove, nesta quarta e sábado (18 e 21), as últimas sessões do projeto “Encontros do Cinema Pernambucano” de 2024. Na quarta, será exibido o documentário “Ave Sangria: sons de gaitas, violões e pés” (2009), documentário de 20 minutos, assinado pelas jornalistas Raynaia Uchôa, Rebeca Venice e Thiago Barros. A sessão contará com as presenças do vocalista Marco Polo Guimarães e do baixista Almir de Oliveira, fundadores do grupo, símbolo do rock psicodélico pernambucano. Além do filme, serão exibidos alguns clipes da margem.
E no sábado (21), também às 20h, serão exibidos filmes produzidos pelo multiartista pernambucano Paulo Bruscky nas décadas de 1970 e 1980, além do filme “As aventuras de Paulo Bruscky” (19’, 2010), de Gabriel Mascaro. Bruscky participará da sessão e debaterá com o público. Pioneiro do movimento da arte postal no Brasil, o artista pernambucano tem obras em acervos do Museu da Arte Moderna de Novidade York (MoMA) e de São Paulo (MAM) e no Tate (Londres).
Antes, na sexta-feira (20), o bar promove um concurso de sósias do cineasta pernambucano Kléber Mendonça Fruto.
Com uma frontaria de letreiros, alusiva aos cinemas de rua, o Super 8 tem curadoria do cineasta Thor Neukranz. O bar tem se evidenciado uma vez que um espaço de divulgação e debate sobre o cinema na capital pernambucana.
O evento “Encontros do Cinema Pernambucano” já realizou mais de 100 sessões, com participações de grandes nomes locais, uma vez que Kátia Mesel (Recife de Dentro pra Fora), Cláudio Assis (Amarelo Manga), Gabriel Mascaro (Divino Paixão) e Adelina Pontual (Rio Gulodice/CDU).
A moradia também recebeu realizadores da Colômbia, Estados Unidos, Portugal, Inglaterra, França, Suíça e Tunísia. Em 2024 o bar se aventurou com eventos dedicados à divulgação do cinema pernambucano em Paris (FRA), Lyon (FRA), Londres (ING), Bruxelas (BEL) e Berna (SUI).
Manadeira: BdF Pernambuco
Edição: Vinícius Sobreira