Manifestantes usaram as areias da Praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio, para reclamar contra as condenações relacionadas aos atos de 8 de janeiro de 2023. Os participantes exibiram cartazes com fotos dos presos e suas respectivas sentenças em frente ao hotel Copacabana Palace, na Avenida Atlântica.
A sintoma acontece na semana da cúpula de líderes do G20, que reúne as 19 maiores economias do mundo mais União Europeia e União Africana e está marcada para 18 e 19 de novembro na cidade do Rio.
Até o momento, o STF condenou 265 pessoas por participação nos atos do 8 de janeiro, sendo 223 condenadas por crimes mais graves, em razão da depredação do patrimônio, e 42 por crimes mais leves, pela incitação ao golpe posteriormente se recusar a fechar acordos.
Publicidade
O Supremo também validou acordos com 476 acusados e absolveu quatro pessoas. Até o dia 18 de novembro, mais 15 pessoas serão julgadas pelos crimes mais leves posteriormente se recusarem a firmar acordos.
Entre os envolvidos com fotografias estampadas nos cartazes colocados pelos manifestantes, estão o pastor Cacique Serere, indígena apoiador de Jair Bolsonaro, e o tenente-coronel do Tropa Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro.
Veja o vídeo:
Créditos (Imagem de revestimento): Manifestantes protestam contra condenações do 8 de janeiro com exibição de fotos de envolvidos nas areias de Copacabana, no Rio — Foto: Custódio Coimbra/Dependência O Orbe