Ainda Estou Cá foi incluído na lista de melhores filmes internacionais pré-indicados à 97ª edição do Oscar, divulgada nesta terça-feira (17). A lista com os indicados será anunciada em 17 de janeiro, e a premiação acontecerá em 2 de março, no Teatro Dolby, em Los Angeles, nos Estados Unidos.
No totalidade, cinco filmes serão indicados. O filme de Walter Salles disputa uma das vagas ao lado de filmes do Canadá, República Tcheca, Dinamarca, França, Alemanha, Islândia, Irlanda, Itália, Letônia, Noruega, Palestina, Senegal, Tailândia e Reino Unificado. Esta é a primeira vez que um filme brasílico é selecionado entre os pré-indicados desde 2008. Naquele ano, o longa-metragem O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias, de Cao Hamburger, foi disposto na lista, mas não foi premiado.
Ainda Estou Cá é fundamentado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva sobre seu pai, Rubens Paiva, que foi vítima da ditadura militar brasileira, mas foca na história de Eunice Paiva, esposa do ex-deputado. Interpretada por Fernanda Torres na juventude e Fernanda Montenegro na vetustez, Eunice enfrentou a tragédia do desaparecimento de seu marido, interpretado por Selton Mello, durante o regime militar.
O filme brasílico também concorre a Melhor Filme Estrangeiro do Mundo de Ouro 2025, ao lado dos filmes Tudo Que Imaginamos Porquê Luz, Emilia Pérez, The Girl With the Needle, The Seed of the Sacred Fig e Vermiglio. A atriz Fernanda Torres concorre à mesma premiação, na categoria de Melhor Atriz. Os ganhadores serão divulgados em 5 de janeiro, durante uma cerimônia em Beverly Hills, Califórnia, nos Estados Unidos.
Edição: Thalita Pires