O consumo de refeições fora de mansão pelos brasileiros registrou um aumento significativo de 34% no primeiro trimestre de 2024, em conferência ao mesmo período do ano anterior.
No segmento de fast-food, a liderança em valor ficou com o McDonald’s, que se consolidou porquê a marca mais consumida, de consonância com uma pesquisa realizada pela Kantar com base em 48 milhões de consumidores. A reportagem é da ‘Pequenas Empresas, Grandes Negócios’.
A estudo, que avaliou as 15 maiores redes de fast-food no país, colocou o Burger King na segunda posição e o Grupo Habib’s em terceiro lugar.
No fechamento do ranking, aparece o Ragazzo Express. Diferentemente do volume de vendas, o estudo utiliza a métrica Consumer Reach Points (CRP), que mede a frequência e o número de consumidores atingidos pelas marcas.
O McDonald’s obteve 41,9 milhões de CRP, seguido pelo Burger King com mais de 26 milhões. O Grupo Habib’s, que alcançou 15,3 milhões de pontos, destacou-se com um desenvolvimento de 17,5% em novos clientes.
Em contrapartida, o Bob’s caiu quatro posições, ocupando agora o 10º lugar, devido a “problemas com a distribuição das lojas, apesar do destaque para o sabor”, segundo o relatório.
A pesquisa apontou três fatores fundamentais para o sucesso das marcas: sabor, inovação e localização estratégica. Em 2023, o McDonald’s figurava porquê a terceira maior franquia no Brasil, com 2.662 unidades, enquanto o Burger King ocupava a 10ª posição, com 1.331 lojas, conforme dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
No setor de franquias, a categoria de Alimento lidera com 33% do mercado, seguida por Saúde, Formosura e Muito-Estar (16%) e Tendência (16%). Juntas, as 50 maiores franquias brasileiras somam 50.717 unidades.
O comportamento de consumo também varia entre as classes sociais. Enquanto as classes A e B frequentam redes de fast-food no dia a dia, as classes D e E costumam associar essas refeições a momentos de lazer, principalmente aos finais de semana e no período do jantar, que concentrou 40 milhões de pontos de contato no ranking. Veja inferior a lista completa. (Foto: PixaBay; Manadeira: PEGN)
Rede | CRP (Consumer Reach Points) |
---|---|
McDonald’s | 41,9 milhões |
Burger King | 26,4 milhões |
Habib’s | 15,3 milhões |
Pizza Hut | 8,6 milhões |
Giraffas | 7,9 milhões |
China in Box | 5,9 milhões |
Subway | 5,7 milhões |
Ragazzo | 5,1 milhões |
Madero | 4,5 milhões |
Bob’s | 3,6 milhões |
KFC | 3,3 milhões |
Jeronimo | 3,0 milhões |
Palhoça Burguer | 2,7 milhões |
Popeyes | 2,1 milhões |
Ragazzo Express | 1,5 milhão |