A cidade do Rio de Janeiro vai ter um feriado prolongado de seis dias entre 15 e 20 de novembro devido à realização do G20 Social, Urban 20 (U20) e a Cúpula de Líderes do G20, entre os dias 14 e 19 deste mês.
O primeiro dia de folga é na sexta-feira (15), dia do feriado vernáculo de Proclamação da República.
Quiz: Teste seus conhecimentos sobre os feriados de novembro.
Os dias 18 e 19 de novembro são feriados municipais criados porquê projecto operacional para realização do G20. A intenção é reduzir o trânsito nos dias em que a cidade recebe as autoridades mundiais, segundo o prefeito Eduardo Paes.
A medida facilitaria o deslocamento dos líderes e suas comitivas e o planejamento de eventos paralelos. “É importante que todos nós nos preparemos para esses dias de transtorno, do dia 14 ao dia 20”, disse o prefeito.
O decreto foi publicado em maio deste ano. Em nota, a prefeitura explica que nem todos os estabelecimentos estarão fechados. O funcionamento de comércios de rua, bares e restaurantes, padarias, shopping centers, estabelecimentos culturais e pontos turísticos, seguem normalmente.
O feriadão continua na quarta-feira (20) devido ao Dia Vernáculo de Zumbi e da Consciência Negra. Esse é o primeiro ano em que a data é comemorada porquê feriado vernáculo.
A data foi decretada porquê feriado em todo país pelo presidente Lula em dezembro de 2023.
Previsão do tempo para o feriadão
Segundo o Climatempo, pode chover na sexta-feira (15) durante a tarde, com sol entre nuvens até sábado (16).
A partir do domingo (17) até a terça-feira (19) a previsão é de sol e tempo firme, sem chuvas, com temperatura máxima de 29°C e mínima de 21 °C.
Na quarta-feira (20) volta a eclodir nuvens e há possibilidade de firmamento nublado, o dia segue sem chuvas, com temperatura máxima de 32 °C e mínima de 21 °C.