O St. Pauli, clube da primeira ramificação da Alemanha, anunciou, nesta quinta-feira (14), que vai parar de utilizar a rede social X (macróbio Twitter). A justificativa do clube para a sua decisão é que a rede social se tornou “uma máquina de ódio”.
O tradicional clube teutónico fez o proclamação por meio das suas redes sociais, inclusive o X. Na plataforma, o clube publicou uma breve mensagem e afirmou que a justificativa completa seria publicada na plataforma BlueSky.
Já na rede social vizinha, o time teutónico alegou que sua saída do X era por conta do ódio crescente na rede social. Leia a nota completa a seguir.
“Desde que Musk assumiu o Twitter, macróbio nome da plataforma, ele transformou o X em uma máquina de ódio. Falas de racismo e conspiração se espalham sem impedimentos ou até mesmo com curadoria. Insultos e ameaças raramente são sancionados e são vendidos porquê suposta liberdade de frase.
Posteriormente a vitória eleitoral, Donald Trump também anunciou que faria de Musk o director de uma mando recém-criada. Musk já tinha bem ativamente Trump durante a campanha eleitoral, também com a ajuda de X. Pode-se presumir que X também promoverá teor dominador, misantrópico e radical de direita na campanha eleitoral federalista e, assim, manipulará o exposição público.
O FC St. Pauli já havia restringido o uso do X e, supra de tudo, postado declarações políticas pela flutuação e inclusão para se posicionar contra o ódio. Agora o clube encerrará suas atividades no X. A conta não é mais usada; Todavia, o teor dos últimos onze anos deve permanecer online porque tem valor histórico.
A associação agradece a seus membros pela troca sátira sobre porquê mourejar com X e apela aos seguidores da plataforma para mudarem para o BlueSky. A conta em inglês do FC St. Pauli também estará disponível no BlueSky em tempo hábil.”