No último sábado (9), balonistas que sobrevoavam a região de Tupinambá, no setentrião do Paraná, foram surpreendidos por um turbilhão de poeira que se ergueu do solo, criando uma cena impressionante.
O fenômeno, registrado em vídeo por testemunhas, chamou atenção pela formação em funil que subiu por centenas de metros.
De concordância com meteorologistas do Clima Tempo, esses redemoinhos de poeira ocorrem quando tanto o ar quanto o solo atingem temperaturas elevadas. Esse contraste de calor permite que o ar quente, ao subir, forme correntes de vento em lesma que levantam a poeira, dando origem ao turbilhão.
Os profissionais explicam que o funil criado pelo fenômeno pode se estender por grandes altitudes, criando uma pilar de poeira visível de longe e proporcionando um espetáculo procedente vasqueiro e impressionante para quem está por perto. Veja inferior!
Gostou? Compartilhe!
ter nov 12 , 2024
O site do STF publicou nota, nesta terça-feira (12), para desmentir informações de que os ministros Dias Toffoli e Gilmar Mendes não possuem formação em Recta, apesar de integrarem a Suprema Galanteio. “Nos últimos dias, vêm circulando posts nas redes sociais com a informação incorreta de que os ministros Dias […]