O final do ano está cada vez mais próximo e já podemos sentir a sofreguidão pela chegada do Natal e Réveillon, que prometem intensas programações para os próximos dias do mês. E, enquanto a gente espera por essa programação, que tal já separar na agenda a programação para esse final de semana? Logo senta, já prepara o conjunto de notas, e confere cá no BdF Ceará, os eventos dos equipamentos de cultura do estado para os próximos dois dias.
Festival Lamparina de Histórias
O Festival Lamparina de Histórias chega à 23ª edição, regressando ao Sertão dos Inhamuns, onde as narrativas correm soltas. Já se passaram muitos anos desde a primeira realização no bairro Dias Macedo, em Fortaleza, no ano de 2008. O festival é um evento integrante da Rede Festivais da Arte e Cultura do Ceará, e tem o espeque da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte de Saboeiro e o espeque do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura do Ceará.
Nesta edição o evento ocupa à região do Inhamuns para festejar a arte da vocábulo com seus contadores de histórias e brincantes dos folguedos populares: reisado, pastoril e dança de São Gonçalo de Saboeiro. A programação conta com oficinas literárias, grupos de tradições populares, feira de artesanato e comidas típicas, a participação da margem cabaçal Rabino João Zuba de Altaneira e dos narradores de Saboeiro, Fortaleza, Iguatu, Juazeiro do Setentrião e Tarrafas nos dias 16, 19, 20 e 21 de dezembro de 2024.
Programação
Segunda-feira | 16 de dezembro
8h – Encontro com o responsável Almir Mota e roda de leitura no incluído da Escola Manoel Gonçalves dos Santos.
Quinta-feira | 19 de dezembro
18h – Terreirada no Sítio Mucambinho: rodas de saberes, histórias, cantigas, vivências e danças populares. Ingresso livre.
Sexta-feira | 20 de dezembro
17h – Cortejo pelas ruas da cidade com o Papai Noel.
18h às 2h na rossio da Matriz de Saboeiro
Feira de artesanato e comidas típicas
Pastoril da Ruinha – Saboeiro (CE)
Narradora tradicional D. Alzira Neris – Saboeiro
Contação de histórias com Conceição de Maria – Juazeiro do Setentrião.
Contação de histórias com Bete Pacheco – Juazeiro do Setentrião.
Contação de histórias com o noticiarista e narrador: Germá Martins de Tarrafas (CE)
Contos de Natal com Júlia Barros – Fortaleza (CE)
Fecho com a Orquestra Cabaçal Rabino João Zuba de Altaneira (CE)
Sábado | 21 de dezembro
18h às 21h na rossio da Matriz de Saboeiro
Feira de artesanato e comidas típicas
Contação de histórias com Almir Mota (Saboeiro/CE).
Contação de Histórias com Carlê Rodrigues e Kelys de Almeida (Iguatu/CE)
Contação de histórias com Giovania Bastos (Saboeiro/CE)
Grupo de voluntárias da Instalação São José (Saboeiro/CE)
Contação de histórias com Maria das Neves (Saboeiro/CE)
Dança de São Gonçalo do Sítio Mucambinho (Saboeiro/CE)
Fecho com Trio de forró (Saboeiro/CE).
Livraria Estadual do Ceará
A Livraria Pública Estadual do Ceará (Bece) recebe nesta sexta-feira (13), às 17h30, sua primeira Cantata de Natal. O evento, com ingresso gratuita, será realizado no Recinto Extrínseco da Bece, em uma celebração próprio que mistura música, arte e a magia do período natalino. A programação é voltada para os públicos de todas as idades e reunirá talentos locais, destacando a variação cultural da comunidade.
A programação conta com apresentações do Coral da Bece, Coral dos Fazendários, Coral do Esquina da Apá, sob regência de Aparecida Silvino, e o Coral Infantil Isabel Ferreira, do bairro Curió, regido por Renan Pablo.
Além das apresentações dos corais, a programação contará com a participação da Ateneu Aralume, formada por estudantes da Moradia de Vovó Dedé, sob direção do compositor Ferreira Junior e curadoria de Ewelter Rocha. O grupo celebra e difunde a música nordestina, valorizando a riqueza das expressões culturais da região.
A noite encerra com o show “Rebeca Câmara e Theresa Rachel cantam Brasilidades”. As artistas, influenciadas por mestres porquê Tarcísio Sardinha e Luizinho Duarte, compartilharão a emoção e a variação da música brasileira. Além das apresentações musicais, o público poderá conferir a feira de artesanato e de comidas típicas.
Multíplice Cultural Estação das Artes
Até domingo (15), a Estação das Artes – espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) e é gerido em parceria com o Instituto Mirone – recebe a terceira edição do Fotofestival Solar, fruto da pronunciação entre a Secult e o Instituto Mirone. Shows, discotecagens, exposição e oficina integram a programação do evento no equipamento, mostrando a força da retrato enquanto sintoma artística interligada a outras expressões do mundo das artes e da cultura.
A ingresso na Estação das Artes se dá por ordem de chegada e sujeita à capacidade do espaço (1.500 pessoas). O chegada todos os dias será por meio de ingresso solidário, mediante a doação de 1kg de maná não perecível (exceto sal) a ser talhado ao Programa Ceará Sem Míngua, do Governo do Estado, que atende pessoas em situação de vulnerabilidade.
Sexta-feira | 13 de dezembro
20h às 21h30 – DJ Davi Markan
21h30 às 23h – Show “Me Labareda de Gato Que eu Sou Sua”, com Ana Frango Elétrico
Sábado | 14 de dezembro
20h às 21h30 – DJ Maarji
21h30 às 23h – Show “O Último Romântico”, Letrux canta Lulu Santos
Domingo | 15 de dezembro
10h às 13h – Oficina Infantil “Desenhos Animados”, com Fleuri Cardoso e Talita Késsia
10h às 12h – Oficina infantil “Produção de pitorra”, com Programa Reciclocidades (Parceria Cagece)
10h30 às 12h – Oficina “Música e gastronomia: concepção e produção do Lá em Moradia Sessions”, com Esdras Nogueira e Mariana Cardoso, no Laboratório da Kuya – Núcleo de Design do Ceará
11h às 12h – Performance itinerante “Versos & Canções”, com Patrick Lima (Parceria Sesc)
11h às 15h – Oficina Zine Expresso, com Coletivo Lombada
12h às 14h – Show Pranto Solar, com Esdras Nogueira Quarteto
Museu da Imagem e do Som
O Museu da Imagem e do Som – equipamento que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, com gestão parceira do Instituto Mirone de Cultura e Arte – realiza até domingo, 15 de dezembro, a preâmbulo da novidade exposição chamada Vermelho Vivo, ação educativa sobre memória e justiça racial, roda de capoeira e show do guitarrista americano Arto Lindsay. Toda a programação é gratuita e oportunidade ao público universal.
Sexta-feira | 13 de dezembro
Horário: 16h
Rotas das Memórias: Lugares de luta e resistência na cidade de Fortaleza
Sábado | 14 de dezembro
Horário: 15h às 17h
Lugar: rossio do MIS
Show de Arto Lindsay
Domingo | 15 de dezembro
Horário: 17h30
Lugar: rossio do MIS
Moradia de Saberes Cego Aderaldo
Para festejar sete anos de trajetória porquê um espaço de preservação e promoção da cultura no Sertão Médio, a Moradia de Saberes Cego Aderaldo realiza até amanhã o evento de comemoração, e convida todas as pessoas para festejar esse momento com uma programação próprio. Com tema “Memórias, Saberes e Poéticas”, o evento de natalício reunirá exposições, espetáculos, vivências, debates e apresentações culturais, reafirmando seu papel porquê um meio de diálogo entre tradição popular e arte contemporânea.
A Moradia de Saberes Cego Aderaldo é um espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais (Rece), da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM).
Sexta-feira | 13 de dezembro
19h — Introdução da Exposição Manopla
20h — Apresentação cultural com a mestra da cultura Maria da Soledade
Sábado | 14 de dezembro
09h — Encontro “Tecendo as memórias da Moradia de Saberes Cego Aderaldo”
19h — Cerimonial de Celebração de 7 anos da Moradia de Saberes Cego Aderaldo
19h30 — Homenagens
20h — Apresentações culturais com Lívia Mara e Forró das Antigas, e Luísa e os Alquimistas
Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique cá.
Manadeira: BdF Ceará
Edição: Camila Garcia