O bilionário Elon Musk usou o X (idoso Twitter) para se pronunciar em seguida ser anunciado por Donald Trump porquê superintendente do Departamento de Eficiência Governamental (Doge, na {sigla} em inglês), nesta terça-feira (12/11).
Na postagem na rede social, Musk prometeu “máxima transparência” no trabalho do departamento que vai comandar, com divulgação on-line dos atos. Ele também assegurou estar sisudo aos pedidos da sociedade.
“Sempre que o público encontrar que estamos cortando um tanto importante ou não cortando um tanto desnecessário, é só nos avisar!”, afirmou Musk na mensagem.
Em outro trecho da postagem, foi bem-humorado ao proferir que vai ter uma planilha que vai qualificar os gastos do serviço público.
“Também teremos uma tábua de classificação para os gastos mais insanamente idiotas do seu numerário de impostos. Isso será extremamente trágico e extremamente recreativo”, afirmou na postagem, encerrada com emojis de sorrisos.
O nome de Musk para o governo Trump foi anunciado nesta terça, por meio de um transmitido de Trump. No texto, o presidente eleito dos Estados Unidos também divulgou que o milionário Vivek Ramaswamy estará junto com o bilionário, avante da pasta.
“Juntos, esses dois americanos maravilhosos abrirão o caminho para que meu governo desmantele a burocracia do governo, reduza os excessos de regulamentação, galanteio gastos desnecessários e reestruture as agências federais”, escreveu Trump.
Reconhecimento
O missão para Musk já havia sido prometido por Trump. O presidente eleito dos EUA tem feito gestos a pessoas que estiveram com ele nos momentos difíceis da campanha e que foram importantes para a vitória dele. Um caso semelhante foi a nomeação de Susie Wiles para o missão de superintendente de gabinete.
Musk se envolveu diretamente na campanha eleitoral de Trump para a presidência dos Estados Unidos. Ele chegou a sortear cheques milionários entre os eleitores do republicano.