O ex-presidente Jair Bolsonaro se manifestou sobre um tema que tem causado debates acalorados nas redes sociais nos últimos dias: a proposta da deputada Erika Hilton (Psol-SP) sobre o término da graduação 6×1. Em entrevista ao Metrópoles, divulgada nesta quarta-feira (13), o ex-mandatário afirmou que partidos de esquerda querem politizar o tema por estarem “desconectados do povo”. “Essa questão da jornada de trabalho não se conseguiu assinatura suficiente ainda. O que está sendo proposto ali está lá no item 7º da Constituição, que é uma cláusula pétrea.
Qual a intenção do PT, do PSol, do PCdoB? Porquê eles estão perdidos, estão desconectados do povo brasiliano, estão querendo voltar à origem. Porquê? Pegando muita gente desinformada, que está lá na na base do mercado de trabalho, ou está desempregado, falando: “Olha, vamos passar para 4 dias por semana e três de folga”. É muito bonito isso aí”, disse Bolsonaro na entrevista ao jornalista Igor Gadelha.
Bolsonaro também relembrou projetos de seu governo voltados para o trabalhador: “Eu com o Paulo Guedes, por exemplo, começamos a ultimar um projeto, uma proposta, seria a geração “Minha Primeira Empresa”, para todo mundo que reclama do salário, por exemplo, da jornada de trabalho, vai poder fabricar a empresa dele, remunerar R$ 10 milénio por mês para cada ou R$20 milénio por mês e dá três dias de trabalho por semana”, declarou o ex-presidente.
O término da jornada de trabalho de 6 dias trabalhados por um dia de folga ganhou destaque no último domingo (10) nas redes sociais. O tópico chegou aos temas mais debatidos na rede social X, velho Twitter, e continua causando divergência entre entidades, trabalhadores e parlamentares.
A extinção da jornada 6×1 faz secção de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) apresentada pela deputada Erika Hilton (PSOL-SP) na Câmara dos Deputados. Para ser apresentada oficialmente, a PEC precisa de 171 assinaturas. A deputada disse já ter conseguido mais de 100 apoios.
“Isso tira do trabalhador o recta de passar tempo com sua família, de cuidar de si, de se divertir, de procurar outro ofício ou até mesmo se qualificar para um ofício melhor. A graduação 6×1 é uma prisão, e é incompatível com a honra do trabalhador”, disse a Erika Hilton nas redes sociais.