A presidente da rede de televisão multiestatal teleSUR, Patricia Villegas, participará de um encontro com jornalistas, comunicadores e ativistas brasileiros nesta segunda-feira (11), em São Paulo. O evento ocorrerá no Sindicato dos Jornalistas, às 19h30.
A conversa abordará, entre outros temas, a disputa de narrativas sobre o cenário político e econômico da Venezuela e da América Latina, com destaque para o papel e a valimento da teleSUR nesse contexto. O evento é promovido pelo Brasil de Veste, pelo Coletivo Comunica Sul e pelo Núcleo de Estudos da Mídia Escolha Barão de Itararé.
A ingresso é gratuita, e a transmissão ao vivo será feita pelo Meato do Barão no YouTube.
TV para o Sul Global
Criada em 2005 porquê um projeto dos ex-presidentes Hugo Chávez, da Venezuela, e Fidel Castro, de Cuba, o propósito da TeleSUR é difundir assuntos pouco presentes nos grandes conglomerados de informação, trabalhando a notícia com um olhar contra-hegemônico. Com espeque dos governos da Argentina, Venezuela, Nicarágua, Equador, Bolívia e Cuba, a emissora foi fundada com sede principal em Caracas, capital da Venezuela, e mais tarde abriu outra sede em Quito, no Equador.
Com o lema “nosso setentrião é o sul”, a TeleSUR prioriza gerar teor sobre os povos do Sul Global. A emissora possui correspondentes em 42 países, com sinal televisivo para 123 países na América Latina e Caribe, Setentrião da África e Europa ocidental, além de transmissão ao vivo 24 horas por internet, com programação em espanhol, inglês e português.
Serviço
Venezuela – A mídia e o papel da TeleSUR
Data: 11/11;
Horário: 19h30;
Lugar: Sindicato dos Jornalistas de São Paulo. Rua Rego Freitas, 530.
Edição: Nathallia Fonseca