Celso Amorim, assessor privativo de Lula para assuntos internacionais, expressou em entrevista à RFI suas expectativas sobre o impacto da liderança de Donald Trump no cenário mundial. Amorim destacou que o pragmatismo de Trump pode trazer efeitos benéficos e contribuir para um contexto global.
“A própria incontestabilidade, digamos, da vitória, vai deixar o presidente Trump mais tranquilo em relação a muitos pontos. Eu acho que existe nele uma certa ração de pragmatismo, que você poderia manifestar que é muito ideológica. Mas talvez, com o tempo, ele tenha chegado à desenlace de que, para que os Estados Unidos ou a América seja grande, é preciso que o mundo todo cresça”,
Amorim também destacou sua expectativa por um diálogo construtivo entre Brasil e Estados Unidos durante o novo procuração de Trump. “Eu tenho a esperança de que vai ser um diálogo positivo. Em universal, nos republicanos, mas principalmente no Trump, eu vejo um perceptível pragmatismo que pode tanger até uma vez que egoísmo à primeira vista, mas que, na prática, pode resultar num perceptível estabilidade mundial”,
Publicidade
Lula envia mensagem protocolar e deseja “sorte e sucesso” a Trump
O presidente Lula, que durante a campanha apoiou Kamala Harris, expressou seus votos de “sorte e sucesso” a Donald Trump em uma mensagem protocolar publicada em seu perfil no X. “Meus parabéns ao presidente Donald Trump pela vitória eleitoral e retorno à presidência dos Estados Unidos. A democracia é a voz do povo e ela deve ser sempre respeitada. O mundo precisa de diálogo e trabalho conjunto para termos mais tranquilidade, desenvolvimento e prosperidade. Libido sorte e sucesso ao novo governo”, disse Lula.
A enunciação de Lula foi semelhante à de outros líderes globais, mas contrasta com uma asserção feita anteriormente. Em entrevista ao ducto gálico TF1, Lula ressaltou que uma vitória de Kamala Harris seria mais favorável para a democracia americana.
“Sou amante da democracia. Acho que é o melhor sistema de governo que a sociedade construiu no mundo. Somente uma democracia faz com que um torneiro mecânico chegasse à presidência da República por três vezes. Ela permite aos contrários, os antagônicos, uma disputa civilizada na discussão de ideias, sem violência. Acho que a Kamala ganhando as eleições, é muito mais seguro para fortalecer a democracia nos Estados Unidos”, declarou Lula.
Nascente/Créditos: Contra Fatos
Créditos (Imagem de cobertura): Reprodução