Em requerimento protocolado na manhã desta segunda-feira (09/11), a Bancada do Partido Liberal na Parlamento Legislativa RS solicitou que a Mesa Diretora rediscuta e cancele a licença da mais subida honraria da Moradia, a Medalha do Préstimo Farroupilha, a João Pedro Stédile, líder do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terreno (MST).
O pedido da bancada se fundamenta no grande número de manifestações contrárias recebidas dos mais diversos segmentos da sociedade gaúcha, que apontam preocupação, insatisfação e revolta com a homenagem ao líder de um movimento que age de forma criminosa. Aliás, na última semana, duas propriedades rurais no sul do estado foram invadidas pelo MST e esses episódios reforçam a premência de reanalisar a decisão previamente tomada pela Mesa Diretora.
Rodrigo Lorenzoni, líder da bancada, afirmou:
“O PL tem compromisso com a resguardo do recta de propriedade, pilar fundamental do Estado Democrático de Recta e o Parlamento gaúcho deve manter uma postura harmónico com os valores que defende. O que a sociedade espera e anseia é o cancelamento da nossa maior honraria ao líder desse movimento que tem histórico de ilegalidades e crimes”.
Conforme o requerimento, a rediscussão sobre a licença da Medalha do Préstimo Legislativo a João Pedro Stédile deve ser incluída sobremaneira na tarifa da reunião da Mesa Diretora desta terça-feira (10/11).