Ao menos 45 pessoas foram baleadas na Baixada Fluminense durante o mês de outubro. O número de vítimas analisadas no período equivale a quase um terço do totalidade registrado em toda a região metropolitana do Rio de Janeiro, que foi de 139 vítimas. Os dados são do relatório mensal do Instituto Queimada Cruzado.
Segundo o levantamento, dos 192 tiroteios mapeados na região metropolitana, 57 ocorreram na Baixada Fluminense, que concentra os municípios de Belford Roxo, Duque de Caxias, Guapimirim, Itaguaí, Japeri, Magé, Mesquita, Nilópolis, Novidade Iguaçu, Paracambi, Queimados, São João de Meriti e Seropédica.
“A região é marcada por intensos confrontos armados e pelo domínio territorial das milícias e facções de tráfico disputando áreas estratégicas. É necessário que existam políticas de segurança pública que vão além das ações policiais tradicionais, é preciso que se ofereça mais segurança e entrada a serviços básicos para a população”, explica Carlos Nhanga, coordenador regional do Instituto Queimada Cruzado no Rio de Janeiro.
Leia mais: Seis políticos foram mortos na Região Metropolitana do Rio em 2024
A Baixada Fluminense concentrou no mês de outubro o maior número de mortos. Ao todo, 18 pessoas perderam a vida em 57 tiroteios que deixaram 27 feridos. O segundo lugar com mais mortes foi a zona oeste do município do Rio com 14 mortos, 41 tiroteios e 9 feridos; depois veio a zona setentrião da capital com 8 mortos, 61 tiroteios e 25 feridos; seguida pelo leste metropolitano com 7 mortos, 25 tiroteios e 23 feridos; e o meio da capital com 2 mortos, 8 tiroteios e 6 feridos.
Violência desmedida
De congraçamento com o Queimada Cruzado, dos 192 tiroteios mapeados na região metropolitana do Rio de Janeiro, 82 (44%) ocorreram em ações/operações policiais.
Segundo o estudo, entre as 139 pessoas baleadas em outubro deste ano, 61 vítimas (39,5%) foram atingidas durante ações/operações policiais: 15 morreram e 61 ficaram feridas. Em outubro de 2023, entre as 122 pessoas baleadas, 50 vítimas (41%) foram atingidas durante ações/operações policiais: 18 morreram e 32 ficaram feridas.
O mapeamento do instituto mostra também que o mês de outubro apresentou ligeira queda de 2% na quantidade de tiroteios, queda de 16% no número de mortos e aumento de 23% na de feridos em conferência com o mês de setembro, que acumulou 131 tiroteios, 58 mortos e 73 feridos.
O levantamento revela que entre janeiro e outubro de 2024, houve 2.165 tiroteios/disparos de arma de queimada na região metropolitana do Rio de Janeiro. Destes registros, 795 ocorreram durante ações/operações policiais. Ao todo, 1.289 pessoas foram baleadas neste período, das quais 623 morreram e 666 ficaram feridas.
Natividade: BdF Rio de Janeiro
Edição: Jaqueline Deister