A Prefeitura do Rio de Janeiro inaugura, nesta quarta-feira (04/12), o ”Tela do Turismo”, que tem uma vez que objetivo monitorar áreas turísticas da cidade.
O projeto, a incumbência da Secretaria de Turismo da capital fluminense, contará com base da Guarda Municipal e do Meio de Operações Rio (COR).
O equipamento terá posição estratégica na Sala de Situação do COR e funcionará 24 horas por dia, com o monitoramento de 77 câmeras distribuídas por Orla Conde; Boulevard Olímpico; Urca/Pão de Açúcar; Escadaria Selarón; Arcos da Lapa; e Rossio São Judas Tadeu, no Cosme Velho, onde fica localizada a estação de trem do Corcovado.
Os guardas municipais se revezarão em turnos de 24 horas no monitoramento das câmeras, que poderão ser manipuladas para obter a melhor visualização do ponto observado. Com um espaço individual no telão do COR, o maior da América Latina, a iniciativa visa proporcionar um olhar individual para a fiscalização das áreas turísticas.
”O Rio só tem a lucrar com a interlocução direta entre Secretaria de Turismo, COR e Guarda Municipal. Leste é um projeto no qual trabalhamos desde 2023 e que significa um progressão na proteção e também na ampliação da sensação de segurança para nossos visitantes”, afirma Daniela Maia, secretária municipal de Turismo.
Vale ressaltar que o projeto já nasce com previsão de expansão. Isso porque a Prefeitura do Rio deve aumentar em breve o número de guardas, câmeras e áreas abrangidas. O projeto será iniciado nas regiões já monitoradas pelo GTUR, grupo de gestores de áreas turísticas da Secretaria Municipal de Turismo que fiscaliza esses atrativos turísticos do ponto de vista da infraestrutura e acessibilidade.
O COR já realiza monitoramento dos patrimônios públicos. Com a geração do Tela do Turismo, as 77 câmeras destinadas ao projeto serão visualizadas no esquina esquerdo da Sala de Situação. Os agentes terão aproximação a todos os equipamentos também nos seus monitores.
”A palavra-chave do COR é integração. Uma vez que temos órgãos de todas as esferas sentados lado a lado, sempre que notarmos qualquer movimentação suspeita vamos acionar imediatamente a Guarda Municipal e os órgãos de segurança para entender a real situação ocorrida nas ruas, mais precisamente nesses pontos turísticos tão importantes para a cidade”, diz Marcus Belchior, chefe-executivo do COR.
Capacitação em hospitalidade
Para aprimorar esse trabalho, a Prefeitura do Rio realizou, no último mês de novembro, o primeiro seminário ”Cidade, Turismo e Hospitalidade”. A iniciativa de capacitação e sensibilização foi ministrada para 65 guardas municipais, entre profissionais do Grupamento de Espeque ao Turista (GAT) e da Gerência de Controle Operacional (GCO), que atua no COR, já que uma das funções do órgão é oferecer base e orientação a turistas, brasileiros e estrangeiros.
O seminário, comandado pela Secretaria Municipal de Turismo, foi realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Ordem Pública, COR, Guarda Municipal (GM-Rio) e a Universidade Federalista do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).
O objetivo do seminário foi sublimar a qualidade do serviço, com agentes muito informados e qualificados para uma abordagem sensível às diferenças socioculturais, fortalecendo o turismo e contribuindo para a construção de uma cidade mais acolhedora e hospitaleira. O encontro durou um dia inteiro e foi realizado no Windsor Leme Hotel, em Copacabana, Zona Sul carioca.
Os guardas receberam noções e conhecimentos sobre turismo, segurança, hospitalidade e alteridade, além de história, geografia e cultura sobre a cidade, em aulas proferidas por professores da Unirio e da Universidade Federalista Fluminense (UFF).
”A Guarda Municipal já possui expertise de ações de monitoramento no COR e também de patrulhamento nos pontos turísticos da cidade, com nosso efetivo do GAT. A capacitação oferecida pela Secretaria de Turismo e a parceria no Tela do Turismo no COR vão facilitar no aperfeiçoamento do trabalho e trazer mais segurança para os visitantes nacionais e estrangeiros e para os cidadãos cariocas que também frequentam essas áreas”, destaca José Ricardo Soares, comandante da GM-Rio.
A iniciativa é o primeiro passo de uma aproximação que pretende ser contínua entre Secretaria de Turismo e Guarda Municipal. Nesse primeiro ano, as palestras foram gravadas e vão fazer segmento de um curso de turismo e hospitalidade que será integrado à grade de cursos a intervalo e estará conseguível a todo o transitório da GM-Rio.
A teoria é que o seminário seja incorporado à rotina das duas pastas e aconteça ao menos uma vez por ano, com o objetivo de troca de conhecimentos e de boas práticas para a melhoria de serviços e a qualidade no atendimento aos nossos visitantes.