O Museu Arquidiocesano de Arte Sacra, localizado no subsolo da Catedral Metropolitana de São Sebastião, no Meio do Rio de Janeiro, inaugurou, nesta terça-feira (3), a exposição “50 Anos de Unidade”, que destaca a influência do ministério sacerdotal e episcopal do Cardeal Dom Orani Tempesta, divulgado por seu trabalho pastoral e por sua atuação em diversas frentes de missão e evangelização.
Na ocasião foi lançada a obra “Cordel Vocacionado ao Cristo”, do noticiarista cordelista Zé Salvador. O livro narra poeticamente a trajetória sacerdotal de Dom Orani. A cerimônia também contou com a presença da cantora Ghislaine Cantine, que fez uma tocante apresentação músico.
Entre as diversas funções exercidas por Dom Orani estão a presidência da Percentagem Episcopal para a Ensino, Cultura e Notícia da Conferência Pátrio dos Bispos do Brasil (CNBB), e a coordenação do Comitê Organizador Lugar da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013, que contou com a presença do Papa Francisco.
Atualmente, Dom Orani preside a Instalação Rádio Catedral, a Pastoral do Menor e o Instituto Brasílio de Marketing Católico. O Cardeal é ainda Grão-Chanceler da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e integra comissões e dicastérios no Vaticano.
O lema de Dom Orani é “Ut Omnes Unum Sint” – Que todos sejam um. A máxima tem orientado a missão do Cardeal porquê promotor da unidade, da tranquilidade e do zelo com os mais vulneráveis.
A ingresso é franca.
A Catedral Metropolitana de São Sebastião fica na Avenida República do Chile, 245 Meio, Rio de Janeiro.