Um policial militar arremessou um varão do tá de uma ponte em São Paulo. O caso foi registrado em vídeo divulgado pela TV Orbe. Inicialmente, a emissora afirmou que o incidente tinha sucedido em Carapicuíba, na região metropolitana da Capital Paulista. Mais tarde, a informação foi corrigida: o caso teria sucedido na Zona Sul da cidade de São Paulo.
As imagens gravadas mostram quatro PMs. Um deles levanta uma moto que estava no soalho. Os outros dois observam, enquanto o quarto carrega uma pessoa usando camisa azul até a beirada da ponte, antes de arremessá-la.
Segundo as últimas informações oficiais, o incidente aconteceu na madrugada de segunda-feira 2, e os agentes envolvidos atuam no 24º Batalhão da Polícia Militar, sediado em Diadema, na região metropolitana. O varão arremessado teria tentado fugir de abordagem e, posteriormente perseguição, foi conquistado no bairro paulistano de Cidade Ademar.
À Orbe, o ouvidor das polícias de São Paulo, Cláudio Aparecido da Silva afirmou que o caso é “muito grave, sem fundamento e sem validade”. “Há uma crença hoje na polícia de São Paulo de que os policiais poderão praticar qualquer crueldade ou anormalidade por serem policiais e isso vai permanecer por isso mesmo”, disse. Silva pediu o encolhimento dos quatro policiais flagrados.
Em nota, a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) informou que os agentes que estavam em serviço na espaço foram convocados e estão sendo ouvidos. Foi franco um Sindicância Policial Militar (IPM) para apurar o caso, considerado “incabível”.