Projeto pioneiro de economia rodear e inovação tecnológica, a Torre Verdejante da Rocinha, favela da zona sul do Rio de Janeiro, é tema do incidente que encerra a terceira temporada do programa Papo na Laje nesta quinta-feira (28). O projeto inclui geração de vontade limpa, captação de chuva, quatro andares de hortas suspensas e aceleradora de compostagem.
A Torre Verdejante é a primeira do Brasil e sua estrutura ocupava o recinto entre duas escolas municipais. Isso porque desde agosto o equipamento está desmontado por falta de recursos, afetando murado 780 alunos que participam de atividades práticas de sustentabilidade e segurança nutrir.
:: COP29 frustra países em desenvolvimento ao fechar conciliação de US$ 300 bi para clima ::
Os convidados deste incidente são Monica Garcia, coordenadora da Torre Verdejante, e Giliard Barreto, fundador do projeto e morador da Rocinha. Desde 2022, a Torre Verdejante atua principalmente sobre um dos problemas crônicos das favelas, não só as cariocas, mas de todo país.
“Estamos chegando à peroração de que não é mais provável levar o lixo daqui para transformar em outro lugar. A solução tem que ser sítio. Isso que chamamos de lixo é oportunidade. Estamos vendo cá na Rocinha uma transformação do olhar, o resíduo orgânico é excremento e o plástico vira traste. Estamos assistindo uma revolução”, disse Monica.
O projeto foi inteiramente financiado por um edital da Instauração de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), mas operava sem financiamento há mais um ano. Segundo Giliard Barreto, o trabalho de ensino ambiental permanece mesmo sem a estrutura no recinto das escolas. No programa Papo na Laje, ele falou sobre a valor das crianças na mudança de hábito das famílias e toda a comunidade ao volta.
“Nós, moradores, já vemos becos mais limpos. Fizemos um trabalho de separação de lixo que conseguiu coletar três toneladas de plástico que já foram transformados em jardineiras. Trabalhar com as crianças é muito importante pelo poder de persuasão que elas têm com as famílias”, disse o educador ambiental.
:: COP do Clima: uma vez que os riscos e danos crescem a cada meio intensidade de aquecimento global ::
Assista
Papo na Laje
O Papo na Laje é um programa de TV que valoriza o protagonismo da juventude nas favelas e periferias do Rio de Janeiro. A cada novo incidente a apresentadora Dani Câmara recebe dois convidados que compartilham experiências sobre temas de interesse da juventude.
O programa idealizado e construído pelo Brasil de Traje RJ passa a integrar o catálogo da plataforma de streaming Maricá Filmes, que fomenta o audiovisual brasílico e as produções locais. A primeira plataforma de streaming pública e gratuita do país inclui uma variedade de produtos audiovisuais que destacam a volubilidade do Brasil e suas linguagens.
A terceira temporada do programa conta com a parceria da Incubadora de Inovação Social em Cultura de Maricá, um projeto desenvolvido pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTIM), junto à Secretaria Municipal de Cultura e ao Instituto Brasil Social (IBS).
Manancial: BdF Rio de Janeiro
Edição: Jaqueline Deister