O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, declarou nesta segunda-feira (2) que se os EUA forçarem os países do Brics a usar o dólar, isso exclusivamente fortalecerá a tendência de mudança para o uso de moedas nacionais entre estes países.
“Se os Estados Unidos usarem a força, uma vez que dizem, para forçar o uso do dólar, muito, isso provavelmente fortalecerá ainda mais a tendência de transição para as moedas nacionais“, disse ele.
A enunciação foi uma resposta à fala do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, que anteriormente havia se manifestado em tom de ameaço aos países Brics, caso o grupo criasse uma novidade moeda para substituir o dólar. O republicano ameaçou infligir tarifas de 100% e uma proibição de “vendas para a grande economia americana”.
De contrato com Peskov, cada vez mais países estão começando a utilizar moedas nacionais e o processo está ganhando impulso em todo o mundo. Aliás, o porta-voz de Putin acrescentou que o dólar, uma vez que moeda de suplente, está começando a perder a sua atratividade.
“Não estamos falando exclusivamente dos países Brics em universal; cada vez mais países estão começando a usar moedas nacionais na realização de atividades comerciais e econômicas externas. Levante é um processo que está ganhando impulso em todo o mundo”, afirmou.
Segundo ele, o dólar uma vez que moeda de suplente está começando a perder atratividade para vários países. “Levante é um processo de ‘erosão’ da atratividade do dólar, está realmente acontecendo e ganhando força”, completou Peskov.
O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou repetidamente que considera uma tarefa urgente encorajar os países Brics a utilizar as suas moedas nacionais para negócio e investimento. O líder russo, no entanto, observa que ainda é cedo para falar em geração de uma moeda única para o grupo.
Ameaças de Trump
No últimos sábado (30), o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, utilizou suas redes sociais para ameaçar impor tarifas de 100% aos países do Brics caso o conjunto venha a adotar, em suas transações comerciais, uma moeda própria ou qualquer outra moeda em substituição ao dólar estadunidense.
Segundo ele, os Estados Unidos não vão mais “permanecer parados” e exclusivamente “assistindo” à tentativa dos países dos Brics de se afastarem do dólar uma vez que moeda usada nas transações comerciais internacionais.
“Exigimos um compromisso desses países de que eles não criarão uma novidade moeda Brics, nem apoiarão nenhuma outra moeda para substituir o poderoso dólar americano”, escreveu Trump em sua conta no Truth Social, uma plataforma mantida pelo conglomerado de informação do próprio presidente eleito.
Edição: Rodrigo Durão Coelho